Boca de pêssego

Proteger os lábios do frio, da baixa umidade do ar e do sol é tarefa que exige cuidados básicos 
como um bom batom com protetor solar e agentes hidratantes



 Começou a seca e o nosso corpo é o primeiro a avisar que a umidade relativa do ar está mais baixa. Sede, pele seca, problemas respiratórios e, para piorar, boca ressecada. Mas hoje, lojas, farmácias e marcas de cosméticos têm uma imensa variedade de produtos fabricados especialmente para os lábios. Batons com óleos, vitaminas e protetor solar são os mais recomendados para proteger e tratar a boca em épocas de mudanças climáticas.

 Algumas marcas como O Boticário, Avon e Natura, além das grifes Christian Dior, Yves Saint Laurent, Payot e Helena Rubinstein, investiram em pesquisas tecnológicas para desenvolver produtos para os lábios, uma das partes mais sensíveis do corpo.
batons1.jpg O dermatologista Ricardo Fenelon sugere batons com hidratantes e protetor solar para o uso diário. ‘‘As pessoas esquecem que em Brasília, durante a seca, a temperatura fica mais fria, mas o sol continua forte’’, explica o médico. Passar a língua sobre os lábios é o que mais agrava o ressecamento. ‘‘A saliva tem enzimas digestivas que ressecam ainda mais e irritam os lábios’’, explica. O dermatologista também adverte contra o uso de batons que não sejam hipo-alergênicos porque podem causar reações alérgicas nos lábios.  Algumas marcas de cosméticos já têm um sistema de proteção solar para garantir que a energia do sol seja aproveitada de forma segura. Isso inclui proteção contra os raios UVA e UVB. Até pouco tempo, acreditava-se que apenas a radiação UVB fosse responsável pelos danos causados a pele, como o ressecamento, vermelhidão e até alguns tipos de melanoma. Assim, surgiram os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS), padrão de medida usado para indicar o grau de proteção UVB da pele. Recentemente, estudos científicos descobriram que a radiação UVA também causa efeitos nocivos a pele. Os raios UVA são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e redução da defesa natural da pele. Aproximadamente 95% dos raios ultravioleta que chegam  Terra são do tipo UVA, e apenas 5% são do tipo UVB.
 Segundo Ricardo Fenelon, o FPS protege não só contra o ressecamento e o sol, mas também contra um eventual câncer de pele nos lábios, especialmente no inferior. Sem contar que combate o envelhecimento precoce, que provoca o aparecimento de rugas.
 Os homens também sofrem com a baixa umidade do ar e ficam com a pele e lábios ressecados. Mas homem usar batom é complicado. Por isso existem sticks (protetores solares em forma de bastão), que são incolores, não têm brilho, hidratam e protegem tanto quanto os batons. ‘‘Os sticks também podem ser usados antes ou depois da aplicação do batom para proteger ainda mais os lábios’’, explica Fenelon.
 ‘‘A maioria das marcas têm no mínimo FPS 6 e agentes hidratantes’’, explica Maria Elisa Ximenes, vendedora da perfumaria Lord. Além dos sticks e batons, existem produtos específicos para hidratar e proteger os lábios. ‘‘Hoje a cosmética não é só beleza. É um tratamento’’, afirma Conceição Santiago, gerente da loja. Ela também revela que o consumidor está cada vez mais exigente e é raro uma cliente não pedir um batom com protetor solar.
Sem perder a beleza
Conceição admite preferir os batons mais secos, sem brilho, mesmo na época da seca. Mas ela garante que os lábios não ressecam porque mesmo os batons mais secos também têm hidratantes e protetor. Maria Elisa usa batons da marca Payot por causa da durabilidade e a hidratação. Ela também indica cremes hidratantes próprios para os lábios antes de dormir.

 Os agentes hidratantes mais comuns são aloe vera, glicerina, calêndula, óleo de lanolina, óleo de amêndoa doce, glicerídios de óleo de coco e óleo de abacate.
A emulsão para lábios da Natura é um dos mais novos produtos no mercado de cosméticos. Ele protege e trata os lábios, que com o passar dos anos perde elasticidade, firmeza e volume. O produto combina Elastinol e Talasferas de Vitamina C, substâncias que ajudam a reduzir linhas de expressão e rugas, além de deixar os lábios macios e hidratados. O produto pode ser usado juntamente com batom ou sozinho. Além da emulsão, a Natura tem uma linha de batons protetores e o Protetor Labial Hidratante com FPS 30 e proteção contra raios UVA e UVB. O Boticário também lançou uma linha de batons composta por manteiga de cupuaçu, com FPS 12.

0 comentários:

Postar um comentário